quarta-feira, 28 de março de 2012

Uma nova ferramenta...  


De tantas maneiras de se educar, existentes hoje em dia, em pleno século XXI, encontramos mais uma ferramenta para facilitar, professores, alunos e navegadores "intelectuais", essa chamada BLOG EDUCATIVO.
  Este tipo de blog apresenta para todos os interessados uma grande variedade de informações, dados, conhecimentos focados na Educação e métodos interativos que desponibilizam o conhecimento mais prático.
  Com a facilidade do mundo virtual, esses Blogs são acessados de forma muito simples, basta procura-lo em sites de pesquisa, onde se encontrara diversas opções. Mas contudo é muito importante se atentar as fontes.
  E o mais interessante de tudo é que qualquer pessoa pode criar um blog tanto educativo, como de qualquer outra modalidade, basta apenas dominar o assunto que será abordado. E lembre-se sempre, muitos leitores poderão seguir você!


quarta-feira, 21 de março de 2012

Nativos digitais e Imigrantes digitais

Ser Nativo! Ser Imigrante!

Essa diferença realmente existe, Nativos digitais são aqueles que já nasceram na "era" digital, que faz parte dela, nasceu praticamente dela. Imigrantes digitais são aqueles que nasceram na época antiga e se permitem infiltrar- se na "era" digital. Eles se adaptam a essa nova tendência sem deixar suas tradições antiga para trás. Como se estivessem divididos em duas partes, a tradicional (a tradição) e a tecnologia (a inovação).
Esses Imigrantes costumam usar da tecnologia para somar algo em sua vida. A tecnologia se torna uma peça para o seu novo estilo. Essa peça serve para buscar informações, pesquisar assuntos, o que os tornam desbravadores de inovações, novidades.
Os Nativos Digitais não só usam essas inovações, o que para eles na verdade não são inovações, mas apenas algo simples de seu habito costumeiro, não apenas para buscar informações ou para pesquisa, a tecnologia se tornou o mundo social desse jovens que hoje não é preciso estar em um lugar específico ou com um computador a sua frente...Basta sentir vontade de se conectar nesse mundo virtual que , CLICK, e tudo esta em seu alcance, pode ser no celular, na rua, no shopping em qualquer lugar  é possível navegar nesse mundo de novidades e manias...
Quando se fala em tradições, é possível que ela se misture com a nova "era" e os novos costumes. Por exemplo os mais velhos usam da tecnologia para aprimorar cada vez mais as suas vivências. É possível sim  ser de outra época mas estar atualizado. 
Estar atualizado na nova" era" é se permitir, é se descobrir, é aprender...

O que não se pode esquecer é que as épocas se comunicam de formas diferentes. Até mesmo atravéz da fala, hoje um jovem possui muito mais gírias e vícios de linguagem do que uma pessoa mais velha. Porém é preciso que haja essa mistura entre esse dois costumes tão diferentes...é preciso entrelaçar os dois estilos para que assim se crie um ser humano mais completo.
Em relação a educação, hoje são poucas as instituições que permanecem com o conceito do professor ser a autoridade e o saber de todas as coisas, e o aluno apenas o ouvinte  aquele que faz o que é mandado sem nenhuma interação na sala de aula. Hoje vemos uma escola mais flexível, onde há uma relação entre professor aluno. E cada vez mais o professor se torna um intermediador do conhecimento. Isso se dá através também da tecnologia, que nesse caso é uma ferramenta utilizada tanto pelo professor quando pelo aluno, facilitando assim a aprendizagem para ambos.
Estar em um mundo tecnológico não implica em ser novo ou velho..estar em um mundo tecnológico é se permitir a algo novo..





Games 
Educar é se divertir!

Quando falamos e pensamos em games, logo nos vem a mente, brincadeira, divertimento, jogos..Mas por que não pensar nisso?
Quando se pensa em educação, nos vem em mente algo muito amplo, porém que se pode resumir em ensinar e aprender....Mas por que não se pensar nisso?
Então é interessante descobrir que público está direcionado o Game..
E para que público está direcionado a educação...
Talvez a educação para os Imigrantes e os games para os Nativos! 
Quem pensa assim pode estar se equivocando, e não olhando para um outo patamar. Hoje os Games estão muito presentes nas nossas vidas. Porém de uma forma óbvia e nítida, nos momentos de lazer. Mas o que muitos não sabem é que existe muito mais por trás disso ...
 
Game também está relacionado a educação. Sim, a educação! 
Em um contexto menos monótono e mais desenvolto, sem deixar de ter regras e normas. Aprender fazendo aquilo que gosta, ou até mesmo se não gostar, mas de forma diferente é muito mais fácil de se aprender. Deixando de lado a decoreba, a memorização a repetição. 
O Game pode ajudar muito na aprendizagem, não apenas das crianças, mas também de jovens adultos, e até pessoas mais velhas. Não se tem idade para aprender, ainda mais naquilo que lhe traz conforto, e resultados ótimos.
É importante mostrar a relação que existe entre lazer e dever..é um estimulo a curiosidade e a vontade aprender ainda mais. É usar uma ferramenta tecnológica para tornar o que quase sempre é um obstáculo em práticas  facilitadoras. Por exemplo, a criança ou o jovem,  podem até aprender ouvindo o professor de matemática explicar e explicar, fazer contas na lousa e dar exercícios, mas a aprendizagem será de forma mais complexa e lenta. E é aí então que se coloca as ferramentas construtivas e facilitadoras.


Para comprovar, podemos observar por um outro lado. Se esse mesmo conteúdo for desenvolvido por jogos, dinâmicos, onde se possa interagir, imaginar, raciocinar, praticar, estimular o pensamento lúdico, a forma de aprender se tornará mais divertida. Ou até mesmo aprender a desenvolver o seu próprio Game, de determinadas matérias como gramatica "ortografia", inglês "verbos", ou qualquer outro projeto que faça com que o aluno se interesse em aprender.
No desenvolvimento dos Games é possível  despertar a criatividade, a brincadeira, a formar novas identidades, elaborar textos, criar seu próprio designer. E para isso não existe idade, públicos específicos, basta querer aprender!
Ensinar e aprender pode ser uma forma divertida..