Ser Nativo! Ser Imigrante!
Essa diferença realmente existe, Nativos digitais são aqueles que já nasceram na "era" digital, que faz parte dela, nasceu praticamente dela. Imigrantes digitais são aqueles que nasceram na época antiga e se permitem infiltrar- se na "era" digital. Eles se adaptam a essa nova tendência sem deixar suas tradições antiga para trás. Como se estivessem divididos em duas partes, a tradicional (a tradição) e a tecnologia (a inovação).
Esses Imigrantes costumam usar da tecnologia para somar algo em sua vida. A tecnologia se torna uma peça para o seu novo estilo. Essa peça serve para buscar informações, pesquisar assuntos, o que os tornam desbravadores de inovações, novidades.
Os Nativos Digitais não só usam essas inovações, o que para eles na verdade não são inovações, mas apenas algo simples de seu habito costumeiro, não apenas para buscar informações ou para pesquisa, a tecnologia se tornou o mundo social desse jovens que hoje não é preciso estar em um lugar específico ou com um computador a sua frente...Basta sentir vontade de se conectar nesse mundo virtual que , CLICK, e tudo esta em seu alcance, pode ser no celular, na rua, no shopping em qualquer lugar é possível navegar nesse mundo de novidades e manias...
Quando se fala em tradições, é possível que ela se misture com a nova "era" e os novos costumes. Por exemplo os mais velhos usam da tecnologia para aprimorar cada vez mais as suas vivências. É possível sim ser de outra época mas estar atualizado.
Estar atualizado na nova" era" é se permitir, é se descobrir, é aprender...
O que não se pode esquecer é que as épocas se comunicam de formas diferentes. Até mesmo atravéz da fala, hoje um jovem possui muito mais gírias e vícios de linguagem do que uma pessoa mais velha. Porém é preciso que haja essa mistura entre esse dois costumes tão diferentes...é preciso entrelaçar os dois estilos para que assim se crie um ser humano mais completo.
Em relação a educação, hoje são poucas as instituições que permanecem com o conceito do professor ser a autoridade e o saber de todas as coisas, e o aluno apenas o ouvinte aquele que faz o que é mandado sem nenhuma interação na sala de aula. Hoje vemos uma escola mais flexível, onde há uma relação entre professor aluno. E cada vez mais o professor se torna um intermediador do conhecimento. Isso se dá através também da tecnologia, que nesse caso é uma ferramenta utilizada tanto pelo professor quando pelo aluno, facilitando assim a aprendizagem para ambos.
Estar em um mundo tecnológico não implica em ser novo ou velho..estar em um mundo tecnológico é se permitir a algo novo..
Nenhum comentário:
Postar um comentário