quarta-feira, 21 de março de 2012




Games 
Educar é se divertir!

Quando falamos e pensamos em games, logo nos vem a mente, brincadeira, divertimento, jogos..Mas por que não pensar nisso?
Quando se pensa em educação, nos vem em mente algo muito amplo, porém que se pode resumir em ensinar e aprender....Mas por que não se pensar nisso?
Então é interessante descobrir que público está direcionado o Game..
E para que público está direcionado a educação...
Talvez a educação para os Imigrantes e os games para os Nativos! 
Quem pensa assim pode estar se equivocando, e não olhando para um outo patamar. Hoje os Games estão muito presentes nas nossas vidas. Porém de uma forma óbvia e nítida, nos momentos de lazer. Mas o que muitos não sabem é que existe muito mais por trás disso ...
 
Game também está relacionado a educação. Sim, a educação! 
Em um contexto menos monótono e mais desenvolto, sem deixar de ter regras e normas. Aprender fazendo aquilo que gosta, ou até mesmo se não gostar, mas de forma diferente é muito mais fácil de se aprender. Deixando de lado a decoreba, a memorização a repetição. 
O Game pode ajudar muito na aprendizagem, não apenas das crianças, mas também de jovens adultos, e até pessoas mais velhas. Não se tem idade para aprender, ainda mais naquilo que lhe traz conforto, e resultados ótimos.
É importante mostrar a relação que existe entre lazer e dever..é um estimulo a curiosidade e a vontade aprender ainda mais. É usar uma ferramenta tecnológica para tornar o que quase sempre é um obstáculo em práticas  facilitadoras. Por exemplo, a criança ou o jovem,  podem até aprender ouvindo o professor de matemática explicar e explicar, fazer contas na lousa e dar exercícios, mas a aprendizagem será de forma mais complexa e lenta. E é aí então que se coloca as ferramentas construtivas e facilitadoras.


Para comprovar, podemos observar por um outro lado. Se esse mesmo conteúdo for desenvolvido por jogos, dinâmicos, onde se possa interagir, imaginar, raciocinar, praticar, estimular o pensamento lúdico, a forma de aprender se tornará mais divertida. Ou até mesmo aprender a desenvolver o seu próprio Game, de determinadas matérias como gramatica "ortografia", inglês "verbos", ou qualquer outro projeto que faça com que o aluno se interesse em aprender.
No desenvolvimento dos Games é possível  despertar a criatividade, a brincadeira, a formar novas identidades, elaborar textos, criar seu próprio designer. E para isso não existe idade, públicos específicos, basta querer aprender!
Ensinar e aprender pode ser uma forma divertida..

Nenhum comentário:

Postar um comentário